Se você é do tipo vive com sono e acaba cochilando nas diversas situações como vendo TV, tomando café, lendo, conversando, etc, saiba que pode estar com um problema.
A sonolência excessiva diurna pode ter várias causas, dentre as principais estão os distúrbios do sono, que resultam em qualidade e quantidade insuficiente.
Além do risco causado pelo sintoma em si (cochilar dirigindo, por exemplo), o fato de não dormir adequadamente pode ter sérias repercussões na saúde como um todo.
Por isto, se este é o seu caso, não espere mais! Procure ajuda médica!
Já aconteceu de você observar alguém dormindo, muitas vezes roncando, ter a sensação de que aquela pessoa vai sufocar? Pois, é bem possível que esta pessoa tenha a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).
A SAOS é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total da via aérea superior durante o sono, o que resulta na parada da respiração (apneia) ou um fluxo de ar muito reduzido (hipopneia) apesar da manutenção dos esforços respiratórios (o que dá a sensação de sufocamento). Isto resulta em despertares noturnos frequentes (a pessoa precisa acordar para interromper a apneia) impedindo um sono profundo e restaurador. Além disto, estas “pausas respiratórias” levam a uma diminuição do nível de oxigênio no sangue, podendo repercutir em vários órgãos.
Só com esta descrição já dá para se ter uma ideia de como isto é prejudicial à saúde. Dor de cabeça, sonolência excessiva, falta de concentração, impotência sexual e risco de infarto são só alguns exemplos.
Há muito ainda do que se falar sobre esta síndrome, mas o recado que quero deixar agora é bem simples: se você não dorme bem, ronca todas as noites, vive cansado ou já acordou com sensação de sufocamento, não deixe de procurar auxílio médico! A SAOS TEM TRATAMENTO!
No consultório, é muito frequente as pessoas relatarem que começaram a roncar depois de ganhar alguns quilinhos extras. Mas será que isto tem relação? A resposta é SIM. E muita. O peso em excesso, além de poder levar ao diabetes, aumento do colesterol e muitos outros problemas de saúde, também pode atrapalhar o seu sono.
Isto acontece porque esse peso extra favorece o colabamento das vias aéreas durante o sono, quando a musculatura está mais relaxada, causando roncos e podendo levar a episódios de apneia (parada da respiração). O resultado é cansaço, dor de cabeça e falta de concentração causada pelas noites mal dormidas. E no caso da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono temos um maior risco para hipertensão, infarto, derrame cerebral entre outros.
Por isto, na abordagem dos pacientes com roncos, sempre orientamos quanto a perda de peso para os indivíduos com excesso. O ideal é que seja feita uma reeducação alimentar com orientação profissional aliado a atividade física.
E não se esqueça! Se você ronca, não deixe de procurar um otorrinolaringologista.
O sobrepeso é uma das causas e todo o indivíduo que ronca precisa de avaliação especializada.
Edifício Titanium
Rua Enaldo Cravo Peixoto , 215 sala 315 - Tijuca Rio de Janeiro
(21) 4111-1886
Edifício Titanium
Rua Enaldo Cravo Peixoto , 215 sala 315 - Tijuca Rio de Janeiro
SEGUNDA-FEIRA - SEXTA-FEIRA
09:00 am - 12:00 pm
01:00 pm - 06:00 pm
SÁBADO - DOMINGO
Fechado
No Code Website Builder